Africaworks

Apostamos no seu desenvolvimento.

A Associação AfricaWorks para Comunidades Rurais, mais conhecida por AfricaWorks, é uma entidade sem fins lucrativos legalmente constituída, com estatuto jurídico de operador de microcrédito. A AfricaWorks foi criada em Moçambique em Outubro de 2007 e oficialmente registada no país em Fevereiro de 2008 como uma organização local sem fins lucrativos focada em intervenções de desenvolvimento económico. Foi um spin-off do programa World Relief Mozambique Microfinance (FCC) e do programa World Relief Mozambique Agritrade. Inicialmente, registrada como AfricaWorks Ajuda para África, a Associação prestou assistência em ambas as áreas, microfinanças e serviços de agronegócio. A missão da AfricaWorks era criar riqueza, promover o agronegócio por meio de pequenas e médias empresas e fornecer serviços financeiros a pequenos agricultores e vários atores da cadeia de valor. Desde 2016, estes serviços foram separados em duas instituições de forma a garantir a sustentabilidade do programa das IMFs "AfricaWorks Microfinance" e a qualidade da assistência prestada aos pequenos e médios produtores agrícolas "Africaworks Development Initiatives". A AfricaWorks tornou-se um dos maiores provedores de crédito não bancário do país, com 10.000 clientes. É uma organização orientada para a missão que se manteve fiel ao seu foco em capacitar pessoas de baixa renda a aproveitar as oportunidades de negócios por meio de uma combinação de crédito e educação financeira básica. Um estudo sectorial de 2016 constatou que o crédito aos mercados informais estava a diminuir em Moçambique devido a vários factores, incluindo a falência de muitas instituições de microcrédito, a decisão dos bancos comerciais de microcrédito de mudar para mercados mais formais e as condições econômicas gerais que aumentaram as taxas praticadas no mercado, dificultando a tomada de empréstimos pelas IMFs. Uma das marcas diferenciadoras da AW no sector das microfinanças em Moçambique é a sua metodologia de solvabilidade – crédito em grupos comunitários – que a torna um dos poucos operadores de microcrédito que promove microfinanças mais inclusivas e sociais.


Comentarios(3)
Manhiça | May 18, 2021

Faço peças de barro, esteiras, vazos, panelas e mais peças de artes com argila, uso do meu ofício para a minha comunidade, com o apoio da AfricaWorks maximizei as minhas vendas e produções.

Reply


Inharrime | Fev 02, 2021

Procuro fornecer productos alimentares a minha comunidade pois assim ajudo as familias a ter oque comer no seu dia a dia.

Reply


Muda | Jan 20, 2019

Sou carpinteiro de mãos cheias, faço portas, janelas, bancos, camas para a minha comunidade. Faço isso a anos como fonte de renda fixa para mim e minha familia.

Reply